Ler é viajar no mundo da imaginação
Professora Alessandra de Fátima Boianoski Ferreira, Turma 4° ano. Escola Municipal Ludovico Antonio Egg.
O trabalho desenvolvido com os livros de literatura infantil tem por objetivo ler e compreender com autonomia os livros lidos.
A leitura é uma atividade diária de extrema importância para os alunos. Quanto mais lemos, temos mais vocabulário, palavras novas, novas expressões, novas ideias e cohecimento para posteriormente escrever textos de diferentes gêneros. Para tanto podemos ler muitos livros para conhecermos diferentes histórias e contextos. Assim é oportunizado em sala de aula uma dinâmica de leitura direcionada para atividades sobre o livro: compreensão e interpretação, leitura prazerosa, leitura para os colegas de outras turmas da escola e para os colegas da própria sala de aula, essa atividade faz parte do projeto de leitura da escola. Para tanto, essas práticas desenvolvem nos alunos o gosto pela leitura de diferentes livros da literatura infantil, como as histórias de contos de fadas, as fábulas, os livros de poemas, lendas, aventuras, entre outros. Em uma atividade de leitura em sala de aula a professora perguntou aos alunos: Para você o que é um livro? As respostas são muito criativas e expressam o gosto pela leitura. A aluna Emanuelly falou: "Para mim um livro parece um avião, porque me faz viajar no mundo da imaginação." O aluno Wilson: "O livro é um amigo." O aluno Heitor: "Para mim um livro é melhor do que assistir TV e mexer no celular." O aluno Brayan: "O livro é um portal para o mundo mágico cheio de conhecimento." O Luis Miguel: "O livro é uma aventura e aprendizagem." O livro faz parte do nosso cotidiano, todos os dias temos histórias para ler, contar, narrar, vivenciar e aprender.
O trabalho desenvolvido com os livros de literatura infantil tem por objetivo ler e compreender com autonomia os livros lidos.
A leitura é uma atividade diária de extrema importância para os alunos. Quanto mais lemos, temos mais vocabulário, palavras novas, novas expressões, novas ideias e cohecimento para posteriormente escrever textos de diferentes gêneros. Para tanto podemos ler muitos livros para conhecermos diferentes histórias e contextos. Assim é oportunizado em sala de aula uma dinâmica de leitura direcionada para atividades sobre o livro: compreensão e interpretação, leitura prazerosa, leitura para os colegas de outras turmas da escola e para os colegas da própria sala de aula, essa atividade faz parte do projeto de leitura da escola. Para tanto, essas práticas desenvolvem nos alunos o gosto pela leitura de diferentes livros da literatura infantil, como as histórias de contos de fadas, as fábulas, os livros de poemas, lendas, aventuras, entre outros. Em uma atividade de leitura em sala de aula a professora perguntou aos alunos: Para você o que é um livro? As respostas são muito criativas e expressam o gosto pela leitura. A aluna Emanuelly falou: "Para mim um livro parece um avião, porque me faz viajar no mundo da imaginação." O aluno Wilson: "O livro é um amigo." O aluno Heitor: "Para mim um livro é melhor do que assistir TV e mexer no celular." O aluno Brayan: "O livro é um portal para o mundo mágico cheio de conhecimento." O Luis Miguel: "O livro é uma aventura e aprendizagem." O livro faz parte do nosso cotidiano, todos os dias temos histórias para ler, contar, narrar, vivenciar e aprender.
Comentários
Postar um comentário