O estudo e a história: fontes históricas
Professora Alessandra de Fátima Boianoski Ferreira, 4° ano. Escola Municipal Ludovico Antonio Egg.
O trabalho desenvolvido sobre as fontes históricas teve como objetivo: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Compreender o que são fontes históricas. Conhecer os diversos tipos de fontes históricas e analisar alguns exemplos.
A professora buscou proporcionar as ferramentas necessárias para a utilização da história oral também como recurso pedagógico na sala de aula, incluindo pesquisa, diálogo, buscas por materiais históricos, como fotografia, disco, vitrola, moedas, cédulas, entre outros.
Utilizamos também o livro didático como fonte de pesquisa, estudo, leitura de textos, leitura de imagens, fotos, trabalho com números, produção escrita, entre outros.
E a culminância do trabalho foi uma exposição de materiais, objetos históricos que os alunos trouxeram de casa para mostrar para os colegas da turma e para os colegas de outras turmas da escola.
Foi um trabalho muito rico e proveitoso para os alunos que conheceram através da pesquisa e de objetos antigos, as fontes históricas. O trabalho realizado envolveu todos os alunos da turma e da escola, bem como as diversas áreas do conhecimento.
O trabalho desenvolvido sobre as fontes históricas teve como objetivo: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo. Compreender o que são fontes históricas. Conhecer os diversos tipos de fontes históricas e analisar alguns exemplos.
A professora buscou proporcionar as ferramentas necessárias para a utilização da história oral também como recurso pedagógico na sala de aula, incluindo pesquisa, diálogo, buscas por materiais históricos, como fotografia, disco, vitrola, moedas, cédulas, entre outros.
Utilizamos também o livro didático como fonte de pesquisa, estudo, leitura de textos, leitura de imagens, fotos, trabalho com números, produção escrita, entre outros.
E a culminância do trabalho foi uma exposição de materiais, objetos históricos que os alunos trouxeram de casa para mostrar para os colegas da turma e para os colegas de outras turmas da escola.
Foi um trabalho muito rico e proveitoso para os alunos que conheceram através da pesquisa e de objetos antigos, as fontes históricas. O trabalho realizado envolveu todos os alunos da turma e da escola, bem como as diversas áreas do conhecimento.
Comentários
Postar um comentário