A importância da leitura e escrita dos gêneros textuais
Professora Alessandra de Fátima Boianoski Ferreira, 4°ano. Escola Municipal Ludovico Antonio Egg.
O trabalho iniciou- se com uma questão a ser respondida pelos alunos: O que é leitura? Assim o trabalho foi desenvolvido sobre a leitura, tem como objetivo a melhoria da leitura e da escrita dos gêneros textuais.
A professora trabalhou com seus alunos os gêneros textuais como: conto, fábula, poema, informativo, parlenda, lenda, notícia, convite, bilhete, carta, adivinha, bula, música, receita, tirinha, entrevista, entre outros. Os alunos realizaram leituras, interpretação diárias de textos e produziam os textos de forma individualmente, em duplas, em grupos e coletivamente. Para uma melhor compreensão de cada gênero textual a professora trabalhava cada texto e após era realizado uma produção. O trabalho foi dinâmico e diferenciado, onde os alunos tiveram o contato com os diversos gêneros textuais e como resultado desse trabalho, a melhoria da leitura e escrita. O trabalho com a leitura foi muito rico e prazeroso. Pois os alunos liam com muita atenção e escreviam com cuidado e dedicação. Dentre as frases que eles escreveram sobre a leitura, destacam-se: "Ler é viajar." (Yuri Valdir)
" Ler é conhecer" (Yuri Gabriel)
"Ler é aprender. "(Heitor)
"Ler é se encantar e aprender." (Manuela)
"Ler é viajar no mundo da imaginação." (Maysa)
"Ler é um caminho de conhecimento." (Sofia)
"Ler é sonhar." (Aleksandro) Os alunos produziram poema coletivo sobre Ponta Grossa, que segue:
A cidade de Ponta Grossa
Ponta Grossa, a cidade linda
Com suas belezas naturais
A Princesa dos Campos Gerais.
Ponta Grossa com seus vários lugares turísticos
A Vila Velha, Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha.
Ponta Grossa parece uma rainha.
A cada dia que passa Ponta Grossa cresce mais
201 anos já vai completar.
Mas que cidade espetacular!
Que eu não vou esquecer, jamais.
Ponta Grossa é uma maravilha
Dá pra constituir uma família
E viver aqui até o fim da vida
Na minha Ponta Grossa querida.
O trabalho será desenvolvido até o final do ano letivo.
O trabalho iniciou- se com uma questão a ser respondida pelos alunos: O que é leitura? Assim o trabalho foi desenvolvido sobre a leitura, tem como objetivo a melhoria da leitura e da escrita dos gêneros textuais.
A professora trabalhou com seus alunos os gêneros textuais como: conto, fábula, poema, informativo, parlenda, lenda, notícia, convite, bilhete, carta, adivinha, bula, música, receita, tirinha, entrevista, entre outros. Os alunos realizaram leituras, interpretação diárias de textos e produziam os textos de forma individualmente, em duplas, em grupos e coletivamente. Para uma melhor compreensão de cada gênero textual a professora trabalhava cada texto e após era realizado uma produção. O trabalho foi dinâmico e diferenciado, onde os alunos tiveram o contato com os diversos gêneros textuais e como resultado desse trabalho, a melhoria da leitura e escrita. O trabalho com a leitura foi muito rico e prazeroso. Pois os alunos liam com muita atenção e escreviam com cuidado e dedicação. Dentre as frases que eles escreveram sobre a leitura, destacam-se: "Ler é viajar." (Yuri Valdir)
" Ler é conhecer" (Yuri Gabriel)
"Ler é aprender. "(Heitor)
"Ler é se encantar e aprender." (Manuela)
"Ler é viajar no mundo da imaginação." (Maysa)
"Ler é um caminho de conhecimento." (Sofia)
"Ler é sonhar." (Aleksandro) Os alunos produziram poema coletivo sobre Ponta Grossa, que segue:
A cidade de Ponta Grossa
Ponta Grossa, a cidade linda
Com suas belezas naturais
A Princesa dos Campos Gerais.
Ponta Grossa com seus vários lugares turísticos
A Vila Velha, Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha.
Ponta Grossa parece uma rainha.
A cada dia que passa Ponta Grossa cresce mais
201 anos já vai completar.
Mas que cidade espetacular!
Que eu não vou esquecer, jamais.
Ponta Grossa é uma maravilha
Dá pra constituir uma família
E viver aqui até o fim da vida
Na minha Ponta Grossa querida.
O trabalho será desenvolvido até o final do ano letivo.
Comentários
Postar um comentário